sexta-feira, junho 15, 2007

Hipocrisia


Existem ainda muitas coisas que me fazem um pouco de confusão nas pessoas. A hipocrisia é uma delas; o fingimento camaleónico, a postura desleal, o sorriso amarelo a decorar a face maquilhada, a invisibilidade dos sentimentos reais. É lamentável ter de lidar com isso no dia a dia, ter de trabalhar as emoções e a postura de forma a poder acomodar esta realidade. Não irei sucumbir a estas estratégias, simplesmente porque não fazem parte do meu código genético. Quando uma situação não me agrada, demonstro-a abertamente. Quando não gosto de alguém, o meu sorriso não se transforma em amarelo, simplesmente não emerge.
O mais grave é o senso comum nestas situações; as pessoas vão mimetizando as outras até evoluirem para pelagens adaptativas e que se confundem com o meio ambiente circundante. Este post sinaliza a minha desconfiança em relação a estes pressupostos. É possível vencer e ser-se bom no que se faz e ao mesmo tempo não beijar rabos a tempo inteiro.
Não irei mudar, não irei vergar a minha atitude. Nem que para isso tenha de abdicar de certas e determinadas vantagens.



" A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando representar ou fingir. "

2 comentários:

Sardaukar disse...

Eu percebo a hipocrisia como recurso, como meio de sobrevivência a interacções sociais das quais dependes. Se tenho de aturar um gajo chato no trabalho e não dar a entender o meu enfado, eu faço-o. Não considero isso ass-kissing, está muito longe, apenas não demonstro o quanto eu não quero estar ali por vezes. O mundo corporativo tem muito que se lhe diga, e tudo o que tu fazes depende dos outros. As hierarquias, os tipos que não fazem nada, os tipos que passam o dia a discutir wrestling ao lado da máquina de café. Passas a ser uma ilha se fores 100% honesto - é um luxo que não podes ter. E no entanto, isso não me define como pessoa. Sim, tenho de usar fatinho. Sim, tenho de pedir e/ou fazer favores a pessoas de que não gosto. Sim, tenho de ir a reuniões de 2 horas e lutar pra não adormecer. São compromissos. A verdade é que tens de te vender eventualmente, porque os princípios podem acabar por funcionar contra ti. E deixar-te um homem amargurado. Há uma grande distinção entre esta medida (de auto-preservação) e passares os dias a elogiar o teu chefe, a responder "parece-me uma excelente ideia, chefe" a tudo o que ele diz, etc. Isso já se torna ambição acima dos teus princípios.

Paulo Dias disse...

sim, compreendo o que estás a dizer. Mas continua a ser uma pedra no meu calçado. Não consigo aturar o tal gajo chato; limito-me a ser cordial, nessas alturas não estou a ser 100% honesto, mas também não estou a ser hipócrita. O que me irrita é aquele pessoal que por trás fala mal e depois é capaz de estar a distribuir sorrisos e almoçar lado a lado como se fossem grandes amigos. Acho que esse tipo de hipocrisia é desnecessária, só me tira energia, até porque leva à desconfiança nas pessoas. Nunca irei proceder assim, não consigo. Mas concordo que por vezes temos de camuflar sentimentos, e camuflar é diferente de inventá-los. Para mim hipocrisia é alguém que sabes que raramente é verdadeira, contigo e com os outros, em diferentes situações.