sábado, março 22, 2008

Tibete vs China


A verdadeira face dos jogos olimpicos, onde caem recordes, mas não barreiras.
Sendo as Olimpiadas a celebração de um certo tipo de vida e de mundo, que mundo é este que vamos celebrar em Pequim daqui a uns meses?
A guerra generalizou-se. Temos instituições caducas, sediadas nos interesses dos países que as conduzem e que desvirtuam o propósito para o qual foram criadas. De que serve termos uma NATO ou uma ONU se mais depressa promovem a destruição, o desinteresse pela vida humana e a falência da solidariedade entre povos?
Estas olimpiadas são realizadas num ano em que a guerra é a regra. Estas olimpiadas não deveriam ser uma capa de hipocrisia e de branquamento da intolerância dos países historicamente imperialistas. Estas olimpiadas são a vergonha a ser celebrada no território da vergonha.Sou contra a realização das olimpiadas num país que não respeita a história, os direitos e a independência de um território que resolveu anexar.Os jogos olimpicos celebram a irmandade e solidariedade entre os diferentes povos do mundo. Aproxima-nos uns dos outros, faz-nos sentir parte de um todo harmónico, com as mesmas aspirações, parte de uma comunidade alargada a que chamamos humanidade. É isto o desporto, é esta a mentalidade que preside e alimenta os jogos olimpicos.É um espaço de paz e como tal deve estar livre de quem fomenta a guerra.

Sem comentários: