sexta-feira, abril 27, 2007



Tenho uma poltrona que se senta à flor da pele…
Com as minhas certezas presas por um fio…E os amores que já desavindos reclamam os sulcos habituais das suas próprias marcas…. O meu eu tardio…
regente num sonho revestido de profecia Acólito das minhas deambulações
num qualquer canto desesperado Ao redor de tardes infindáveis vésperas de festividades

Não consigo nutrir..nada nem ninguém.
Nem sequer animais que de tão estimados merecem a arrecadação
Onde prostrados ficam sem terem destino aparente…
O sabor acre que se instala é proverbial Tem toda a sabedoria popular que detém o peso secular da verdade Sou a repetição de todo um género literário E o ralo por onde escorre a tontice optimista Noite após noite Finjo a dúvida E espero pela coragem da mudança moro ao virar da esquina abrando sempre que a lua faz questão O raiar da aurora hasteia o hábito Sinónimo do dormitório anestésico Da camarata isolada Dos beliches esvaziados Do ranger do mofo… prestes a fazer mais uma das refeições que não tenho Vontade de fazer Quem come por gosto apenas engorda a vontade irracional de comer E aumenta o volume até incomodar os demais… Decibéis gordurentos…Já alguém procura dietas anoréticas….Emagrecer o livre arbitrio para Encaixar o mundo livre…

Tudo isto é nausea
Esqueçamos o fado Não me enganem com promessas de um horizonte risonho
Não disfarcem a poupança de recursos e de ligações, Nem a herança de um banqueiro que mora em nós e que Nos promete a vida para além da morte poupada
Está na hora de acordar e proteger o caminho que sentimos como Aquele que nos leva de volta ao quarteirão das nossas memórias Já é tempo de sermos ingénuos com propriedade Livres no fundo Para poder abdicar de ser E festejar mais um dia com sede de vazio Sem remorsos de espécie alguma
Socorram-me.. Já nem sei o que digo Mas posso ensinar a dar o nó que se prende dentro de mim..
eis o manual…

Amanhã é um novo dia Um caldeirão de novas possibilidades
Uma poção mágica de esquecimento Um grau a mais na dependência da felicidade
O que resta sou sempre eu Refém das minhas probabilidades
Do pensamento cartesiano E da fé num ente invisível…


Texto: Paulo Dias

Sem comentários: